domingo, 28 de março de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA LEITURA COMPARTILHADA

Título do livro: Contos de Morte Morrida
Autor: Ernani Ssó
Ilustradora: Marilda Castanha
Editora: Companhia das Letrinhas
Sequência Didática a ser desenvolvida em salas do 5º ano do Ensino Fundamental
Tempo Previsto: 1 bimestre
Resenha:
O autor reúne nesse livro nove histórias nas quais a Morte é o principal personagem. De forma bem humorada e com uma linguagem acessível selecionou contos do folclore, do “tempo em que os bichos falavam”, em que diferentes personagens tentam fugir da Morte, ou pelo menos negociar com ela um pouco mais de tempo na terra dos viventes. De forma brilhante abre o livro com seu próprio encontro com a personagem principal das histórias, de forma inteligente, através do seu diálogo com a Morte, conta ao público a idéia do livro e como as histórias foram reunidas. Uma diversão interessante para crianças e adultos.
Expectativas de Aprendizagem:
•Relacionar contos à situação comunicativa e ao suporte em que circula.
•Identificar elementos constitutivos da organização interna do gênero.
•Identificar o conflito gerador e sua relação com o desfecho da narrativa.
•Identificar recursos de coesão referencial (substituições, omissões, repetições)
•Identificar recursos de coesão seqüencial próprios da escrita (marcadores temporais).
•Planejar um conto “de morte morrida”, preocupando-se com o contexto de produção, a escolha dos personagens, o conflito e sua resolução e as características do gênero.
•Produzir, em dupla, um conto “de morte morrida”.
•Revisar o conto produzido focando as características do gênero, os recursos de coesão referencial e os marcadores temporais.
Materiais necessários:
Um livro para cada dupla (leitura será compartilhada).

ANTES DA LEITURA:
•Apresentar o livro e levantar expectativas a partir do título
•Perguntar aos alunos se conhecem alguma história com essa temática
•Ler a resenha na contra capa e rever as expectativas a partir da leitura.
•Ler o índice e identificar os títulos dos contos
•Analisar as ilustrações das páginas iniciais e levantar expectativas sobre o conteúdo/temática dos contos.

DURANTE A LEITURA:
•Confirmar ou retificar as antecipações feitas a partir da análise do título e das ilustrações.
•Solicitar que os alunos a partir de inferências descubram o significado da palavra “gadanha”. Confirmar a descoberta através de pesquisa no dicionário.
•Descobrir o significado das demais palavras desconhecidas a partir de inferência ou de pesquisa no dicionário.
•Solicitar que os alunos identifiquem as características dos personagens e as estratégias utilizadas para tentar enganar a morte.
•Solicitar que os alunos tracem, a medida que os contos são lidos, as características da Morte ( a forma como o autor a retratou).
•Solicitar que s alunos identifiquem, durante a leitura, os marcadores temporais utilizados nos contos.

DEPOIS DA LEITURA:
•Relacionar as características dos contos que permitira que fossem reunidos nessa coletânea.
•Conversar com os alunos sobre os contos folclóricos e como cada cultura tem uma forma própria de representar os acontecimentos entre eles a morte
•Pesquisar na biblioteca outro conto (de outra cultura) sobre a mesma temática.
•Discutir com os alunos o ditado popular: “ quem morre de véspera é peru de Natal” e relacioná-lo com os desfechos dos contos.
•Preencher uma tabela com o conflito e a resolução em cada conto (a intenção é a de que os alunos percebam que em todos, menos no último, o mote é sempre os humanos tentando enganar a morte ou pelo menos negociar com ela, mas que sempre ela acaba chegando na hora marcada e levando seus escolhidos.
•Eleger o conto preferido da turma para ser relido e analisado do ponto de vista da progressão temática e dos marcadores temporais.
•Retomar o conto de apresentação e relacioná-lo com os demais. Discutir as intenções do autor em colocá-lo na abertura do livro e identificar ali as escolhas do autor quanto as escolhas feitas por ele na seleção dos contos.

PROPOSTA DE ESCRITA:
Como fechamento da sequência didática solicitar aos alunos, em duplas, que planejem um novo conto “de morte morrida” a partir dos modelos lidos, que o escrevam e revisem a partir de pauta oferecida pelo professor que contemplará os aspectos estudados e priorizados durante o bimestre.

Um comentário:

  1. Sílvia,
    boa sequência de atividades!
    Seria interessante sugerir outros títulos que explorem o tema para despertar o desejo de ler mais.
    Beijos,
    Mazé

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